Ao falarmos de dieta alimentar, regime... ou emagrecimento, muitas pessoas pensam em trocar a ingestão de alimentos sólidos por alimentos líquidos, na idéia de consumir menos calorias. Contudo nem sempre esta troca é positiva!! É o que mostra um estudo realizado na Johns Hopkins School of Medicine, nos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram a redução de consumo de líquidos e alimentos sólidos de voluntários (810 adultos com idades entre 25 e 79 anos) durante 18 meses. Nos primeiros seis meses, nos pacientes com redução de calorias proveniente de bebidas açucaradas, tais como refrigerantes e sucos industrializados, houve perda de meio quilo no período. já no outro grupo, com redução de quantidade equivalente de calorias, porém provenientes de alimentos sólidos, a diminuição de peso foi cinco vezes menor.
Os refrigerantes e sucos industrializados são os alimentos que conhecemos por fornecer “calorias vazias”, ou seja, alimentos calóricos e com pouquíssimos ou nada de micronutrientes (vitaminas e minerais).
Além disso contém:
- grande quantidade de açúcar, responsável pelo aumento da glicemia (açúcar do sangue) estimulando a produção de insulina e
- estimulando a transformação de energia em gordura (podendo levar a uma hipertrigliceridemia – aumento dos triglicérides),
- ganho de peso e
- após sua rápida absorção a sensação de fome novamente.
O sódio também presente em grande quantidade:
- aumenta a retenção hídrica;
- menor diurese (freqüência para urinar)
- aumento da pressão sanguínea;
- maior chance de problemas renais;
- e... aumentar o aparecimento de celulite!
Ficar atento também no consumo de bebidas DIETS E LIGHTS, pois apesar de não conterem o açúcar, têm a adição do adoçante ciclamato de sódio.
Por isso opte sempre pela ingestão de água, sucos naturais ou as frutas in natura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário