quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 DE AGOSTO - DIA DO NUTRICIONISTA!


pARABÉNS A TODOS NUTRICIONISTAS!!!

Poema Da Nutricionista
Nutricionista não se apaixona... alimenta sentimentos. Nutricionista não faz exercício... queima calorias. Nutricionista não bebe... lesa as células hepáticas. Nutricionista não come doce... ingere CHO de alto índice glicêmico. Nutricionista não lava louça... higieniza utensílios. Nutricionista não faz comida... ensina a comer. Nutricionista não come kani... ingere peixe sabor sirí. Nutricionista não tem dor de estômago... tem desconforto gástrico. Nutricionista não toma remédio... utiliza farmacos. Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez... tem picamalácia. Nutricionista não tem IMC normal... é eutrófica. Nutricionista não é universitária... é profissional em treinamento! Feliz Dia das Nutricionistas!
Autor: ( Desconhecido )

sábado, 20 de agosto de 2011

USO DE ADOÇANTES – PARTE II


VALE À PENA TROCAR O AÇÚCAR POR ADOÇANTE? E SE FOR PELO MEL?

Na ultima matéria apresentei os diversos tipos de adoçantes e quando são naturais ou sintéticos. Hoje discutiremos se vale à pena fazer esta troca de açúcar por adoçantes ou mel.
“Quero emagrecer, então vou trocar o açúcar pelo adoçante.”, será que esta mudança é a mais saudável? É a melhor opção?
Os adoçantes como já ditos anteriormente foram produzidos para substituir o açúcar nas preparações dos diabéticos, contudo por apresentarem baixas calorias têm atraídos muitas pessoas, mas será que esta troca pode ser feita assim?
O adoçante CICLAMATO DE SÓDIO é proibido nos EUA por suspeita de que seu uso causaria acúmulo no organismo e câncer, e desde 1970 os americanos preferem manter esta proibição. Além disto, este adoçante e a sacarina devem ser evitados pelos hipertensos (pessoas que tem pressão alta), pois contêm sódio em sua composição.
Também devem ser evitados, pois por serem produzidos industrialmente possuem substâncias tóxicas que podem se acumular em nosso organismo, principalmente no tecido adiposo (de gordura) o que dificultaria cada vez mais eliminá-lo, ou ainda, acumular substâncias no nosso fígado, como por exemplo o produto final do ASPARTAME – o metanol (álcool) que é tóxico para o nosso organismo, causa efeitos colaterais como dor de cabeça e alterações de humor e é um grande destruidor de neurônios.
Um ponto que também deve ser observado é: quando as pessoas estão comendo um dos alimentos diet/light acabam “compensando” estas calorias de outra forma, ou seja, toma um refrigerante diet (sem açúcar), mas comem 2 pedaços de bolo.
A troca do açúcar pode ser feita pelo MEL, pois apesar de fornecer as mesmas calorias que o açúcar branco (refinado) ele contêm minerais, sendo o mais abundante deles o potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos.
Outra troca que pode ser feita é pelo açúcar mascavo, obtido da cana de açúcar que não passou pelo processo de refinamento e ainda têm vitaminas e minerais.
E sempre que possível consuma os alimentos, principalmente as frutas que já possuem a frutose (açúcar), sem a adição de açúcar, o seu paladar se acostumará. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CONHEÇA OS TIPOS DE ADOÇANTES - PARTE I





Olá pessoal vou falar sobre adoçantes, mas como a matéria é um pouco extensa, dividirei em duas partes.

Conheçam os adoçantes e na próxima matéria discutiremos se esta troca vale a pena!

Os adoçantes, segundo a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) foram desenvolvidos especificamente para conferir sabor doce a alimentos e bebidas, sendo a sacarose (açúcar de cana/ açúcar de mesa) o principal exemplo.

Os adoçantes dietéticos também conferem doçura, mas sem possuir sacarose na composição, uma vez que são elaborados para atender às necessidades de pessoas com restrição a carboidratos simples (diabéticos); ou ainda para as pessoas que têm hipertrigliceridemia (triglicérides elevado) e precisam reduzir o consumo de carboidratos simples.

Possuem em sua estrutura edulcorantes, substâncias químicas responsáveis pelo sabor doce e alguns não são absorvidos pelo organismo fornecendo menos (também chamado de adoçante nutritivo) ou nenhuma caloria (ou adoçante não nutritivo);

 Adoçam mais que a sacarose, por isso o consumo em uma quantidade bem menor que o açúcar de mesa.

Podem ser produzidos artificialmente (sintéticos) ou naturais:

1.   Sintéticos:
a)  Sacarina
O mais antigo dos adoçantes, é derivado do petróleo e não fornece calorias, seu poder de adoçar vai de 300 a 700 vezes a mais que a sacarose. Pode ser submetido ao calor (preparações culinárias), pois não perde suas propriedades e não há alteração de sabor.

b)  Aspartame
Produzido a partir de 2 aminoácidos: ácido aspártico e fenilalanina, por isto não pode ser usado por pessoas portadoras de fenilcetonúria. Adoça 200 vezes mais que a sacarose e não pode ser submetido à cocção. Fornece 4 kcal por grama.

c)   Ciclamato (ácido ciclâmico, ciclamato de cálcio, ciclamato de sódio e ciclamato de potássio)
Derivado do petróleo, seu poder de adoçar é 35 vezes maior que o açúcar de mesa, não fornece calorias por grama, estável à temperatura (pode ser usado em preparações cozidas); porém seu uso já foi proibido nos EUA por estar relacionado ao desenvolvimento de doenças.

d)  Acesulfame-K
Como já trás em seu nome a sigla K, é derivado do potássio, tem poder de adoçar 200 vezes mais que o açúcar e não deixa aquele gosto amargo na boca, é um alimento (não nutritivo), pois não fornece calorias; pode ser levado ao fogo.

2.   Naturais:
a)   Esteviosídeo
Extraído da folha Stevia rebaudiana, possui um poder de adoçar 300 vezes mais que a sacarose, fornece calorias, e pode ser usado em preparações culinárias (ao fogo).

b)   Sorbitol
Derivado de polialcoóis (forma alcoólica da saca­rose), é semelhante a sacarose e a frutose, e também está presente em algumas frutas como ameixa, maçã, pêssego e cereja; Possui um poder de adoçar inferior ao do açúcar e o mesmo valor calórico

c)    Manitol
Semelhante ao sorbitol, também é derivado de polialcoóis, presente em frutas e possui um poder de adoçar inferior e o mesmo valor calórico ao da sacarose.

d)   Sucralose
É produzido a partir da molécula da sacarose, e modificado por processos em que há a substituição de grupos hidroxilas por átomos de cloro, o que faz deste adoçante ser tão estável à altas temperaturas; Não fornece calorias e mantém o mesmo sabor doce do açúcar de mesa.