sábado, 20 de agosto de 2011

USO DE ADOÇANTES – PARTE II


VALE À PENA TROCAR O AÇÚCAR POR ADOÇANTE? E SE FOR PELO MEL?

Na ultima matéria apresentei os diversos tipos de adoçantes e quando são naturais ou sintéticos. Hoje discutiremos se vale à pena fazer esta troca de açúcar por adoçantes ou mel.
“Quero emagrecer, então vou trocar o açúcar pelo adoçante.”, será que esta mudança é a mais saudável? É a melhor opção?
Os adoçantes como já ditos anteriormente foram produzidos para substituir o açúcar nas preparações dos diabéticos, contudo por apresentarem baixas calorias têm atraídos muitas pessoas, mas será que esta troca pode ser feita assim?
O adoçante CICLAMATO DE SÓDIO é proibido nos EUA por suspeita de que seu uso causaria acúmulo no organismo e câncer, e desde 1970 os americanos preferem manter esta proibição. Além disto, este adoçante e a sacarina devem ser evitados pelos hipertensos (pessoas que tem pressão alta), pois contêm sódio em sua composição.
Também devem ser evitados, pois por serem produzidos industrialmente possuem substâncias tóxicas que podem se acumular em nosso organismo, principalmente no tecido adiposo (de gordura) o que dificultaria cada vez mais eliminá-lo, ou ainda, acumular substâncias no nosso fígado, como por exemplo o produto final do ASPARTAME – o metanol (álcool) que é tóxico para o nosso organismo, causa efeitos colaterais como dor de cabeça e alterações de humor e é um grande destruidor de neurônios.
Um ponto que também deve ser observado é: quando as pessoas estão comendo um dos alimentos diet/light acabam “compensando” estas calorias de outra forma, ou seja, toma um refrigerante diet (sem açúcar), mas comem 2 pedaços de bolo.
A troca do açúcar pode ser feita pelo MEL, pois apesar de fornecer as mesmas calorias que o açúcar branco (refinado) ele contêm minerais, sendo o mais abundante deles o potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos.
Outra troca que pode ser feita é pelo açúcar mascavo, obtido da cana de açúcar que não passou pelo processo de refinamento e ainda têm vitaminas e minerais.
E sempre que possível consuma os alimentos, principalmente as frutas que já possuem a frutose (açúcar), sem a adição de açúcar, o seu paladar se acostumará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário