Depois de 4 dias, feriado prolongado e muito “comilança” muitas pessoas optam por fazer uma dieta desintoxicante, mas será que isto fará bem ao seu organismo?
Depois de tanta extravagância na hora de se alimentar, será que uma atitude radical resolverá o seu problema?
Estas dietas normalmente orientam ao consumo de chás diuréticos, sopas, sucos, ausência de carnes vermelhas, grande consumo de verduras, consumo de alimentos saudáveis, frescos (in natura) e baixa ingestão de alimentos gordurosos e ricos em sal ou açúcar ou ainda o uso de laxantes para uma boa “limpeza intestinal”.
Consumimos diariamente nos alimentos industrializados toxinas (xenobióticos- substância estranha ao organismo) que são adicionadas para conservar melhor os alimentos (exemplo: agrotóxicos, resquícios de hormônio em carne de animais); os corantes também podem algumas vezes propiciar esta contaminação, não propositalmente, que pode ser pelo tipo de embalagem ou recipiente em que são armazenadas.
Estas dietas não devem servir como base para perda de peso, pois por eliminarem o consumo de alguns alimentos, podem levar às carências nutricionais, caso sejam seguidas por um período de tempo.
Quando falamos de extremos na alimentação sempre temos problemas, seja na ausência ou no exagero de determinado grupo de alimentos ou de algum especificamente.
Das dietas de desintoxicação o que podemos tomar como “base” e de forma positiva são:
- Consumir os alimentos sempre que frescos, escolhendo os que estão em safra, por apresentarem melhor qualidade e menor preço; e evitar os produtos industrializados.
- Ingerir muito líquido, principalmente a água, pois a desintoxicação ocorre principalmente no fígado e no intestino. A eliminação das toxinas se dá através da urina, das fezes, do suor e da respiração.
- Evitar o consumo de carnes e alimentos gordurosos, ricos em calorias, sal e gorduras saturadas.
- Dar sempre preferência por preparações cozidas e assadas ao invés de fritas.
- Consumir alimentos integrais e farelos que auxiliam na saciedade e menor absorção de gorduras, aumentando sua eliminação.
-Manter uma alimentação saudável, com grande variedade de verduras, legumes e frutas, e sempre lembrando que QUANTO MAIS COLORIDA SUA ALIMENTAÇÃO MAIOR SERÁ VALOR NUTRITIVO.
muito boa matéria!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA PELA SUA PARTICIPAÇÃO!!
ResponderExcluir