Muitas pessoas têm optado por não consumir mais refrigerantes no dia de hoje, em busca de uma alimentação mais saudável e a opção na maioria das vezes é: UM SUCO! Mas devemos ficar atentos às embalagens e diferenças entre os sucos, pois nem sempre esta troca será tão saudável quanto se imagina!
SUCO NATURAL – é aquele feito a partir do esmagamento da fruta, ou seja, aquele liquido que se obtém após espremer/ bater as frutas. Exemplo: SUCO DE LARANJA.
Por ser o mais concentrado, é também o mais calórico e os diabéticos devem ter cautela ao consumi-los, pois algumas frutas têm índice glicêmico alto (grande concentração de açúcar, exemplo: uva, manga, laranja, goiaba). Mas quando falamos em fonte de vitaminas e minerais é uma ótima opção para quem não tem o hábito de consumir a fruta in natura.
NÉCTAR - Já o suco é feito a partir do néctar da fruta (de 20 a 30% de polpa), é aquele que já vem adoçado e diluído em água, pronto para consumo. Exemplo: LARANJADA = suco de laranja + água + açúcar. A expressão “néctar dos deuses” dá a impressão de é muito melhor que o suco natural, o que não é verdade e por isso o governo estuda outra nomenclatura para classificar este tipo de bebida. A dica é escolher sucos mais doces naturalmente (banana, goiabada ao invés de limão), pois assim levará menos adição de açúcar.
POLPA CONGELADA – pode ser o SUCO ou o NÉCTAR das frutas vendidas em porções individuais e na maioria das vezes congeladas.
Pode ser uma boa opção para o dia-a-dia, por se prático, batido no liquidificador com água e se na hora do preparo a adição de açúcar não for muito grande. Cuidado apenas com a fonte de água, para que seja segura e limpa. E quanto ao valor nutricional, vale lembrar que algumas vitaminas perdem-se no processo de congelamento.
BEBIDA DE FRUTA - é aquele em que a concentração de fruta é mais baixa ainda (em média 8%), conhecida também como REFRESCO DE FRUTA, podendo ser até levemente gaseificada. Exemplo: H20. Suave. Aquarius, dentre outras. O problema das bebidas de frutas é que é liberada a adição de corantes artificiais, que podem ser nocivos (prejudiciais) para algumas crianças, pois podem levar ao desenvolvimento de alergias.
DESIDRATADO –produzido artificialmente, (pois poucas frutas podem ser convertidas em pó com facilidade), aquele suco em pó, para diluição em água. O que possui menor valor nutricional de todos, pois em 100 g de pó, apenas 1g é de polpa da fruta, equivalendo a um refrigerante à base de fruta, porém sem gás.
ORGÂNICO - SUCO produzido a partir de frutas cultivadas sem agrotóxicos. Só devemos ficar atentos ao seu prazo de validade, pois por não conter conservantes, tendem a durar menos tempo e seu preço costuma ser mais elevado.
Ola, Gabriela.
ResponderExcluirSo uma duvida, na descrição do suco organico, esta escrito em agrotoxicos, seria sem agrotoxicos?
obrigada
olá! muitíssimo obrigada pela participação!! foi erro de digitação!! vou arrumar!
ResponderExcluir