terça-feira, 10 de maio de 2011

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA’s)

Com certeza você conhece alguém que já apresentou estes sintomas ou até você já sentiu, mas não sabia que estava com uma doença transmitida por algum alimento.
            Esta doença pode ser:
·         INFECÇÃO: É quando consumimos os microorganismos vivos prejudiciais ao organismo. Exemplo: Salmonella, Shiguella, vírus da hepatite A, Trichinella spirallis. Escherichia coli.


ü  Caracteristicas/ sintomas, da DTA’s como a Salmonella: diarréia, dores abdominais, febre, náuseas (enjôo), dores musculares, cefaléia (dor de cabeça); Período de incubação: 6 a 72 horas (até 3 dias para se manifestar); Fontes alimentares: ovo, carne de bovina ou de aves – todos sem cocção adequada (CRUS).
ü  Escherichia coli: diarréia, dores abdominais, febre, vômitos, prostração. Período de incubação: ½ hora a 3 dias; Fontes alimentares: leite cru, alimentos mal cozidos e água contaminada.

·         INTOXICAÇÃO: ocorre quando consumimos alimentos em que as toxinas ou venenos produzidos pelas bactérias ou bolores estão presentes, mesmo depois de eliminados os microorganismo. Estas toxinas geralmente não possuem odor ou sabor. Algumas toxinas podem estar naturalmente presentes no alimento, como no caso de alguns fungos e animais, como o baiacu. Alguns exemplos de toxinas são a toxina botulínica, a enterotoxina do Staphylococcus, as micotoxinas e as saxitoxinas de dinoflagelados.

ü  Caracteristicas/ sintomas, da DTA’s como a Staphylococcus: diarréia, dores abdominais, febre, náuseas (enjôo); Período de incubação: 1 a 8 horas; Fontes alimentares: contaminação por manipuladores, equipamentos e utensílios mal higienizados; alimentos em tempo x temperatura inadequados.

·         TOXINFECÇÃO: A infecção mediada por toxina é uma enfermidade que resulta da ingestão de alimento contendo uma determinada quantidade de microrganismos patogênicos, e capazes de produzir ou liberar toxinas quando ingeridos, como Vibrio cholerae e Clostridium botulinum.

ü  Caracteristicas/ sintomas, da DTA’s como o Clostridium botulinum: boca seca, dificuldade para engolir, falar ou respirar, dilatação das pupila; Período de incubação: 2 horas a 8 dias;  Fontes alimentares: principalmente as conservas caseiras.

 Para evitar estas contaminações:
·         Tenha sempre boas práticas de higiene: lave a mão constantemente, mantenha as unhas limpas, roupas sempre limpas.
·         Evite a contaminação cruzada [alimentos crus x cozidos – seja no armazenamento ou na hora de cozinhar – (Exemplos: evitar pegar com o mesmo talher e não colocar mais na panela enquanto os primeiros estão quase pronto)];
·         Olhe sempre nas embalagens a forma e a temperatura correta para armazenamento;
·         Cozinhe muito bem os alimentos (acima de 65ºC);
·         Guardar muito bem refrigerada as sobras dos alimentos e quando for reaproveitar (conforme tabela abaixo), cuidado com a temperatura e o tempo de cocção (deve alcançar no mínimo 65ºC).

ALIMENTO
TEMPERATURA
DIAS NA GELADEIRA
ALIMENTOS COZIDOS
ATÉ 4ºC
ATÉ 3 DIAS ( 72 HORAS)
CARNES: BOVINA, SUÍNA, AVES E MANIPULADOS CRUS
ATÉ 4ºC
ATÉ 3 DIAS ( 72 HORAS)
SOBREMESAS, FRIOS, LEITE E DERIVADOS
ATÉ 8ºC
1 DIA (24 HORAS)
ATÉ 6ºC
2 DIAS (48 HORAS)
ATÉ 4ºC
3 DIAS (72 HORAS)
PESCADOS PÓS COCÇÃO (COZIDOS)
ATÉ 4ºC
ATÉ 3 DIAS ( 72 HORAS)
PESCADOS E PRODUTOS MANIPULADOS CRUS
ATÉ 4ºC
1 DIA (24 HORAS)
HORTIFRUTIS
ATÉ 10ºC
ATÉ 3 DIAS ( 72 HORAS)
MAIONESE E MISTURAS COM OUTROS ALIMENTOS
ATÉ 4ºC
2 DIAS (48 HORAS)
ATÉ 6ºC
1 DIA (24 HORAS)


·         Evite consumir alimentos fora de casa e se isso for necessário, procure lugares LIMPOS e com QUALIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário