O inverno chegou e com ele aquela sensação de que precisamos comer mais, pois somo seres homeotérmicos, ou seja, que conseguem manter sua temperatura corporal constante na presença de variações significativas de temperatura ambiente.
Mas dica é: aproveite o inverno para emagrecer!
No inverno o nosso corpo necessita de um pequeno aumento de calorias (5 a 10% - 1200 kcal teria um aumento de 120 kcal) para poder manter o corpo aquecido, estas calorias podem ser encontradas em um pão francês ou uma barrinha de cereal, contudo o corpo também aumenta a sua taxa de metabolismo basal (energia necessária para fazê-lo funcionar) e mantê-lo aquecido, acelerando assim a queima de calorias e auxiliando na perda de peso.
Mas porque sentimos mais fome no inverno? Pois o objetivo do corpo não é a perda de peso e sim, a sobrevivência, dessa forma, ele envia sinais ao seu cérebro (sistema nervoso central) de fome para que você forneça mais calorias e ele não utilize (queime) as suas reservas (gordurinhas).
Se você conseguir manter seu plano alimentar (sem abusar da ingestão de alimentos mais calóricos, cremes a base de queijo e molhos gordurosos e bebidas calóricas) com o aumento do seu metabolismo basal ficará um pouco mais fácil perder uns quilinhos!
Conciliando esta “vantagem” que o corpo já te proporciona com a prática de exercícios físicos, você chegará em forma para o verão!
Segue algumas dicas para que não fique sem desfrutar de algumas refeições mais saborosas no inverno:
® Mantenha sua dieta/ plano alimentar, consumindo a cada 3 horas pequenas porções para manter o seu metabolismo trabalhando;
® Não esqueça das saladas!! A fibra presente nas verduras e legumes é essencial para a saciedade e diminuir a absorção de gorduras.
® Se for consumir alimentos mais calóricos, como chocolate quente opte pelo chocolate em pó amargo, que é menos calórico e rico em polifenóis que atuam como antioxidante (defendendo as células dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento) e se for consumi-lo me barra, ingira um pedaço pequeno e mastigue bem para que sinta-se saciada e consiga comer menos.
® Se a necessidade de consumir doces não passar, a dica é preparar alimentos com frutas, como por exemplo, a banana no forno com canela.
® Uma ótima opção para o inverno é o FONDUES, mas algumas substituições precisam ser feitas: use queijo com leite desnatado e queijos magros (ricota e cottage), utilize pães integrais e sirva-se de legumes como cenoura, brócolis, couve-flor, chuchu que combinam muito bem com o queijo. No fondue doce, prepare a base com o chocolate amargo e leite e creme de leite desnatados.
® Se for ingerir bebidas para “esquentar” opte pelo vinho tinto, ao invés de destilados como whisky ou conhaque, ele é rico resveratrol, um protetor das artérias.
® Para o jantar, prepare sopas com legumes e oleagenosas (fontes de proteínas) como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico; e evite os caldos ricos em gorduras e muito calóricos.
E não se esqueça que se não conseguir manter o controle agora, as conseqüências virão para o verão!!!
Gaaaa Adorei..Parabensss mais uma vez...mas flor, olhe a configuração, pois para mim eesta aparecendo um monte de letrasssssss estranhass.. nas dicas abaixo..
ResponderExcluirbeijossssss
Sabe que ler aqui me deu um certo ânimo para não desistir? Está MUITO lindo o seu blog!!! Vc tem o dom da escrita, o poder do convencimento... e é uma excelente profissional: mesmo sem CRN é a melhor nutricionista que já conheci!
ResponderExcluirBruna.. obrigada pelas dicas! vou ver na minha configuração!! bjs amiga!!
ResponderExcluirFran.. foi depois de falar com vc ontem.. que resolvi postar esta matéria e dar este incentivo à todos que estejam tendo dificuldade em continuar seguindo o plano alimentar!!! bjs!! obrigada pelo carinho!
ResponderExcluir