sexta-feira, 20 de maio de 2011

É possível comer bem nas redes FAST FOOD?

         
  Com a correria do dia-a-dia, a mulher no mercado de trabalho e a falta de tempo para preparar as refeições as redes de alimentação FAST FOOD “ganharam o mercado” da alimentação e estão em qualquer esquina ofertando alimentação de forma prática, contudo SEM SEMPRE SAUDÁVEL.
            Mas será que é possível conseguir uma alimentação balanceada e saudável mesmo nestas redes? A resposta a esta pergunta é SIM! Nas redes fast food a oferta e variedades são grandes, cabe ao consumidor montar de seu prato da melhor forma.
            Na REEDUCAÇÃO ALIMENTAR não proibi-se a ingestão de nada, todavia TUDO É QUANTIFICADO! Conhecem aquele versículo bíblico? “Tudo me é licito, mas nem tudo me convém”? I Co 6:12. Acho que podemos “encaixá-lo” neste contexto, onde todos os alimentos podem ser consumidos, entretanto de acordo com cada pessoa, patologia (doença) ou objetivo de ganhar ou perder peso.
           
Mas para isso precisamos REEDUCAR a população para que aprenda a fazer suas escolhas da melhor maneira possível.
            Segue algumas dicas para você montar seu prato de forma mais saudável na hora de consumir alimentos nas redes fast food:
  1. 1-      Inicie sua alimentação com um belo prato de saladas! Opte por vegetais folhosos (ricos em fibras) e variedade de legumes! Lembre-se sempre de que: quanto mais colorido melhor! Maior a variedade de nutrientes (vitaminas e minerais).
  2. 2-      Tempere este prato de forma natural, utilizando condimentos saudáveis: vinagre, limão, azeite, ervas (se gostar) e pouco sal; Cuidado com os molhos prontos para salada, normalmente são ricos em sódio (sal) e gorduras!
  3. 3-      Coloque um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, um carboidrato, ou seja, arroz ou batata, ou um macarrão e sempre que possível os integrais; uma proteína animal, seja um peixe, um frango, uma carne vermelha e prefira as carnes sem gorduras, assadas ou cozidas ao invés de fritas; proteína vegetal: feijão, ervilha, grão-de-bico ou lentilha, que formam uma combinação perfeita de nutrientes quando aliados ao carboidrato (a famosa dupla: ARROZ COM FEIJÃO) e por fim lipídeos, sim, mas gorduras, mas as saudáveis!! Tempere sua salada com azeite e consuma peixe rotineiramente.
  4. 4-      Se não consegue ficar sem a sobremesa, troque a ingestão de doce por frutas!
  5. 5-      Se não der tempo de almoçar, prefira os lanches naturais, com salada e carne ou frios mais magros;
  6. 6-      Troque o consumo de refrigerantes por sucos naturais;



            Com certeza você melhorará sua saúde, terá mais disposição e sentirá a diferença no bolso, tanto na hora de pagar o almoço como também ao evitar doenças futuras como hipertensão, hipertrigliceridemias (gorduras elevadas no sangue) ou diabetes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário