quarta-feira, 1 de junho de 2011

NUTRIÇÃO TODO DIA... É TODO DIA, MESMO NAS FESTAS JUNINAS!!!

As festas juninas eram comemoradas na EUROPA em gratidão à colheita farta e como pedido de que a próxima também o fosse! Já no Brasil, a comemoração é feita em homenagem aos santos aniversariantes.
  Se você é daquelas festeiras que não resiste a uma festa, JUNHO chegou... frio, vontade de comer mais e festas juninas!! Muita festa, comida e doces! Mas ai vem o perigo... como conciliar à tudo isso sem sair da dieta?
O ingrediente principal dos pratos típicos das festas é o MILHO VERDE, rico em fibras, energético, fonte de vitamina E (antioxidante – combate os radicais livres, retardando o envelhecimento celular), vit B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia, a vitamina B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante. Os pratos mais preparados à base de milho são: milho cozido, cuscuz, bolo, pipoca, canjica, preparação que deve ser dada maior atenção e cuidado na quantidade consumida por quem está de dieta, pois é calórica, feita com leite integral (na maioria das vezes), muito açúcar, leite condensado e há quem gosta de colocar amendoim.


Outro alimento bastante comum nas festas juninas é o AMENDOIM, oleaginosa, rica ácido graxo monoinsaturado Ômega 3, importante antioxidante e antiinflamatório, fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio (aumenta a imunidade, previne câncer e doenças cardiovasculares, além de ser antioxidante) e magnésio (importante na fixação de cálcio nos ossos e dentes).  Base para os doces como paçoca, pé-de-moleque ou o próprio amendoim torrada com chocolate. Cuidado também na quantidade a ser consumida, pois        apesar dos benefícios do amendoim, ele é calórico e os completos utilizados nas preparações aumentam ainda mais estas calorias (muito açúcar, leite condensado). 

BATATA-DOCE: excelente fonte de carboidrato de alto índice glicêmico (rápida absorção), vitamina A (ação antioxidante, também mantém a integridade da pele e olhos), C (aumenta a absorção de ferro e participa da formação de colágeno), B1, B2 e B5, magnésio, fósforo (participa na contração muscular) e ferro (previne anemias). Pode ser servida assada ou usada como base para doces e bolos;

PINHÃO COZIDO: Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, vitamina C, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sangüíneo. 





A dica é: não ir para as festas juninas de estômago vazio! Isto mesmo, para não fugir da dieta, jante em casa, assim fica mais fácil resistir a “tantas tentações”!!!
E.. se abusar um pouquinho, dance quadrilha para queimar calorias e não desanime da sua dieta, amanhã será um novo dia e só continuar persistindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário