Já postado em outra ocasião, falamos sobre a INTOLERÂNCIA A LACTOSE – dentro também dos tópicos nutrição nas patologias, que a incapacidade de digerir o CARBOIDRATO do leite, a lactose, por ausência da enzima lactase;
Hoje falaremos da ALERGIA AO LEITE, doenças que confundem muita gente, pois o agente causador é o mesmo o LEITE, contudo um é pelo carboidrato e o outro pela proteína!
A alergia ao leite é ocasionada na maioria das vezes pela introdução precoce de leite de vaca ou outros tipos, como cabra, antes dos 6 meses de idade. O organismo da criança não está preparado para receber outro tipo de proteína, sem ser o do leite materno. Assim o sistema e defesa (sistema inumológico). Nas proteínas do leite existem mais de 30 sítios alergênicos, que podem causar problemas. O que ocorre na alergia é a produção de grandes quantidades de imunoglobulinas contra os sítios alergênicos, causando reações as mais diversas. Esta alergia gera a produção de anti corpos nas células branca de defesa para combaterem “os invasores” ou “corpo estranho” presente no organismo.
Outros alimentos são também conhecidos por seu grande poder alergênico: ovo, trigo, carne de porco, amendoim, nozes, peixes..
Em todas as situações a melhor opção é a retirada do fator alergênico, ou seja, deixar de ingerir o alimento causador da alergia.
Os sintomas da intolerância e alergia do leite podem ser semelhantes, principalmente pela diarréia, mas para melhor diagnóstico procure um médico.
Sintomas da alergia:
Tipo 1 – Os sintomas iniciam dentro de 45 minutos da ingestão de pequenas quantidades do alimento, causando principalmente problemas na pele, eczema e urticária. Pode também apresentar problemas respiratórios (nariz escorrendo, chiado etc.) ou gastrointestinais (vômito e diarréia). Estas crianças normalmente têm concentração de IgE elevada.
Tipo 2 – Os sintomas iniciam diversas horas após a ingestão, Apresentando, principalmente,sintomas de vômito e diarréia.
Tipo 3 – Os sintomas aparecem depois de 20 horas, ou até mesmo dias, após a ingestão,incluindo diarréia, com ou sem reações respiratórias ou na pele.
A alergia que se manifesta rapidamente tende a ser facilmente diagnosticada e é detectada no teste da pele. Por outro lado, a alergia que se manifesta muito depois da ingestão não é facilmente diagnosticada e tende a produzir doenças crônicas que. às vezes, não são relacionadas facilmente com sua causa.
Outra sugestão para as crianças menores de 6 meses são FÓRMULAS DE SOJA
São como as fórmulas lácteas, mas no lugar da proteína isolada do leite de vaca é utilizada a proteína isolada de soja. O valor nutricional é o mesmo em relação às fórmulas lácteas, tanto em proteínas como em calorias e em todos os nutrientes necessários.
A indicação das fórmulas de soja são as crianças com intolerância à proteína do leite de vaca e/ou à lactose (conhecidas como "alergia ao leite de vaca")
As fórmulas disponíveis são NAN SOY®, Prosobee®, Isomil®, Nursoy®, Aptamil Soja®.
A indicação das fórmulas de soja são as crianças com intolerância à proteína do leite de vaca e/ou à lactose (conhecidas como "alergia ao leite de vaca")
As fórmulas disponíveis são NAN SOY®, Prosobee®, Isomil®, Nursoy®, Aptamil Soja®.
Nenhum comentário:
Postar um comentário