terça-feira, 6 de setembro de 2011

Hum... o quê eu estava falando mesmo?




Não é difícil estarmos conversando com alguém e presenciarmos este ocorrido, ou você esquece o que estava falando ou ouviu a pessoa dizer esta frase. Com a correria do dia-a-dia, tantos afazeres, compromissos, preocupações e má alimentação a memória do ser humano está cada vez mais curta. Mas nem tudo está perdido!!! Com uma alimentação adequada você poderá ajudar sua memória e seu cérebro a trabalharem melhor!

Vejamos algumas substâncias, vitaminas e minerais que ajudam nesta melhora e em onde encontrá-los:

OVO: já foi conhecido como “vilão” da nossa alimentação, hoje volta “com tudo” devido ao seu rico valor nutricional. Fonte de colina substância presente na gema do ovo e que faz parte da membrana que reveste os neurônios (bainha de mielina). Além de ser excelente fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios e também participa na formação da acetilcolina neurotransmissor fundamental para a memória.
Cuidado:
* pessoal que possuem dislipidemias (como hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia) devem consumi-lo com moderação.
* Deve-se evitar o seu consumo cru, pode ser fonte de contaminação de Salmonella sp.

MAÇÃ E MORANGO: fontes ricas de fisetina, composto que beneficia o amadurecimento das células nervosas, além dos flavonóides, substância responsável pela coloração avermelhadas dos alimentos, que atuam como antioxidantes protegendo os neurônios de desgastes.

PEIXE: fontes de selênio e zinco, (assim como carnes, leite e derivados, cereais e grãos) minerais que estimulam a atividade cerebral; fonte de ômega-3 e ômega-6, antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a preservar a membrana dos neurônios e facilitar a comunicação entre eles.

ALIMENTOS ALARANJADOS: fontes de betacaroteno e vitamina E, os legumes e frutas com a coloração alaranjada atuam como antioxidantes. Exemplo: cenoura, manga, abóbora, damasco, mamão, pêssego.

Tenha sempre uma alimentação diversificada, variando o consumo dos alimentos e lembre-se sempre: quanto mais colorido melhor!
Gabriela M. Guerra
NUTRICIONISTA
3963/11 - protocolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário