segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PRESCRIÇÃO DE FITOTERÁPICOS PELO NUTRICIONISTA




Após a proibição da comercialização dos medicamentos inibidores de apetite anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol) e a comercialização de forma controlada da sibutramina (antidepressivo que age nos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, retardando sua recaptação e aumentando seu tempo disponível, que proporciona melhora de humor, bem estar e menor ansiedade, fazendo com que a pessoa coma menos) vem a busca incessante da maioria da população por outros medicamentos que façam “milagres” na hora de emagrecer!

E substituindo a sibutramina, o fitoterápico, medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. RDC Nº. 48, de 16/03/2004, Pholia negra, derivado da planta Ilex sp.

De acordo com a Resolução nº 402, de 30 de julho de 2007 do Conselho Federal de Nutrição, que regulamenta a prescrição de fitoterápicos por nutricionistas, o Nutricionista terá total autonomia para prescrever os produtos objetos dessa Resolução, quando julgar conveniente a necessidade de complementação da dieta de indivíduos ou grupos, atuando isoladamente ou como membro integrante de uma equipe multiprofissional de saúde. 

Estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP) comprovam sua eficácia quanto: 

• Retarda o esvaziamento gástrico;
• Reduz o quociente respiratório, indicando aumento da oxidação de gordura devido a presença dos fitoquímicos: cafeiol, ácido cafeico e clorogênicos, além de um elevado valor de ORAC®;
• Acelera a plenitude gástrica;
• Manutenção do peso por até 12 meses; através dos fitoquímicos: metilxantinas e saponinas;
• Reduz gordura visceral por ativação da Adenosina Monofosfato Kinase;
• Anti-glicante, sob efeito do cafeiol, ácido cafeico e clorogênicos, além de um elevado valor de ORAC®;
·  Hipocolesterolêmica – fitoquímicos saponinas

Outros fitoterápicos como óleo de cártamo e óleo de coco têm feito parte da “dieta” da população, contudo vale ressaltar que estes devem ser acompanhados de uma alimentação equilibrada e saudável;

Procure um nutricionista e melhore sua alimentação!

sábado, 15 de outubro de 2011

MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃO = PRONTA PARA O VERÃO - PARTE II: COMBATENDO A CELULITE




Após o desafio do verão, lançado na matéria: “Mudança na alimentação = pronta para o verão” do dia 20 de setembro, a dica de hoje é COMBATER A CELULITE PARA O VERÃO!!

A celulite é um indicativo de “falha” na regeneração dos tecidos da pele, trata-se de um depósito de toxinas encapsuladas pelo nosso próprio organismo como sistema de defesa, que se acumulam na segunda camada da pele, no espaço entre as células, e que nem sempre está ligado só a alimentação, fatores genéticos, alterações hormonais, cigarro, falta de atividade física e alterações no processo circulatório também influenciam no aparecimento dela;

Alguns alimentos devem ser evitados para que este acúmulo de toxinas diminua e outros aumentados a fim de auxiliar na redução deste processo:

EVITAR:
·         Alimentos gordurosos, pois aumentam o tamanho das células, danificando ainda mais sua estrutura e deformando sua aparência.
·         Ricos em sódio (sal) como os industrializados, refrigerantes (mesmo o diet ou zero, pois contêm ciclamato de sódio) e sucos artificiais; pois aumentam a retenção de líquidos, causando edema (inchaço), dificultando a circulação e diminuindo a eliminação de toxinas.
·         Alimentos ricos em açúcar (e carboidratos refinados) como pães, massas e doces;

AUMENTAR O CONSUMO:
·         Em primeiro lugar indiscutivelmente: A ÁGUA, importantíssima para auxiliar no processo de desintoxicação e eliminação das impurezas;
·         Alimentos fontes de fibras, como as frutas, verduras, legumes e carboidratos complexos (alimentos integrais);
·         Fontes de proteínas, para reconstituição e construção de novos tecidos, principalmente o colágeno, responsável pela formação das fibras que dão sustentação à pele. Prefira sempre as carnes magras como: frango (sem pele), peixe ou carne vermelha sem gordura.

E com certeza praticar atividades físicas para que tonifique sua musculatura, queime a “gordurinha” localizada;

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DESNUTRIÇÃO.... só em magros???


DESNUTRIÇÃO falta ou insuficiência de nutrição; subnutrição. A população tem sofrido com os dois extremos da alimentação a DESNUTRIÇÃO E A OBESIDADE, mas como diz o ditado: “os opostos se atraem”... aqui não é diferente!

PESSOAS OBESAS TAMBÉM PODEM SER DESNUTRIDAS!! Como??

É Isto mesmo!!

As pessoas que estão acima do peso, podem apresentar deficiência de algumas vitaminas, minerais ou macronutrientes (principalmente proteína), pois consomem na grande maioria das vezes CALORIAS VAZIAS, que seriam alimentos fontes de carboidratos (açúcares) e lipídeos (gorduras) que não têm alto valor nutricional, e não fornecem outros compostos que tanto precisamos.

Alguns sintomas comuns são:

- cansaço, principalmente mental, variações de humor e inflamações bucais você pode estar com deficiência de vitaminas do complexo B. FONTES: cereais, leite, carnes, peixes e aves.
- pele seca, inflamações, sistema de defesa debilitado e cegueira noturna, isto pode ser sinal de carência de vitamina A. FONTES: cenoura, laranja, pimentão, alimentos com cor amarelo-alaranjados.

Cuide do seu peso e preocupe-se com a qualidade de vida e cuide da sua saúde!!