sábado, 26 de novembro de 2011

SHAKES X REFEIÇÕES: esta troca tem menos calorias sempre?



Quando falamos em emagrecer, dietas, regimes ou perda de peso sempre vêm a mente de muitas pessoas a idéia de trocar a ingestão de algumas refeições (normalmente o jantar) por um shake ou algo assim, mas será que esta troca é sempre benéfica? Tem menos calorias?
Elaborei algumas tabelas comparativas com o valor calórico de refeições para o jantar e o shake, com leite integral e desnatado, gostaria que analisassem até que ponto ir à farmácia mais perto e gastar fortunas com estes “pós milagrosos” são realmente eficazes.




(* clique nas tabelas para aumentar!!)




Analisando, façamos o comparativo!

Um prato completo, equilibrado nutricionalmente, sólido que proporcionará mais saciedade, (pela mastigação, estimulação de hormônios de tempo de digestão e esvaziamento gástrico) tem AS MESMAS CALORIAS que um copo de 200 mL de leite integral com 2 colheres de shake!
Agora pensem: O QUE É MAIS PRAZEROSO OU AINDA O QUE TE SATISFARÁ MELHOR??
Por isto, antes de saírem por aqui comprando shakes e fazendo dietas radicais PENSEM NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!!

Fica a dica!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIETAS RADIAIS... CUIDADO PARA NÃO ACABAR ASSIM!!!





OLÁ PESSOAL.. RECEBI ESTA MENSAGEM E GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VCS... 
para quem está FAZENDO OU COMEÇANDO UMA DESTAS DIETAS RADICAIS.. CUIDADO!!! VC PODERÁ ACABAR ASSIM! RS

Querido Diário, 
Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder 8 kg. O médico aconselhou a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre o meu estado de espírito. 
Sinto-me de volta à adolescência, mas estou muito empolgada com tudo. Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.
Primeiro dia de dieta:
Um queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor está maravilhoso. Me sinto mais leve. Uma leve dor de cabeça talvez.
Segundo dia de dieta:
Uma saladinha básica. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda me sinto maravilhosa. A cabeça doi um pouquinho mais forte, mas nada que uma aspirina não resolva.
Terceiro dia de dieta:
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio estômago. Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei mijando o resto da noite.

Anotação: Nunca mais tomo chá de camomila.
Quarto dia de dieta:
Estou começando a odiar salada. Me sinto uma vaca mascando capim. Estou meio irritada. Mas acho que é o tempo. Minha cabeça parece um tambor. Janaína comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti.

Anotação: Odeio Janaína
Quinto dia de dieta:
Juro por Deus que se ver mais um pedaço de queijo branco na minha frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara. Gritei com o boy hoje! E com a Janaína. Preciso me acalmar e voltar a me concentrar. Comprei uma revista com a Gisele na capa. Minha meta. Não posso perder o foco.
Sexto dia de dieta:
Estou um caco. Não dormi nada essa noite. E o pouco que consegui, sonhei com um pudim de leite. Acho que mataria hoje por um brigadeiro..
Sétimo dia de dieta:
Fui ao médico. Emagreci 250 gramas.
Tá de sacanagem! A semana toda comendo mato. Só faltando mugir e perdi 250gramas! Ele explicou que isso é normal. Mulher demora mais emagrecer, ainda mais na minha idade. O FDP me chamou de gorda e velha!

Anotação: Procurar outro médico.
Oitavo dia de dieta:
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro! Ele estava na beirada da cama, dançando can-can.

Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje, Janaína diz que é porque estou parecendo o Jack do "Iluminado".
Nono dia de dieta:
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando a dança-do-ventre dessa vez. Passei o dia no sofá vendo tv. Acho que existe um complô. Todos os canais passavam receita culinária. Ensinaram a fazer Torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole.

Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o meu pela janela.
Décimo dia de dieta:
Eu odeio Gisele B.
Décimo-primeiro dia de dieta:
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O boy não entra mais na minha sala e as secretárias encostam na parede quando eu passo.
Décimo-segundo dia de dieta:
Sopa.

Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.
Décimo-terceiro dia de dieta:
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um mísero grama! Comecei a gargalhar. Assustado, o médico sugeriu um psicólogo. Acho que chegou a falar em psiquiatra. Será que é porque eu o ameacei com um bisturi?

Anotação: Não volto mais ao médico, o frango acha que ele é um charlatão.
Décimo-quarto dia de dieta:
O frango me apresentou uns amigos. A picanha é super gente boa, e a torta, embora meio enfezada, é um doce.
Décimo-quinto dia de dieta:
Matei a Gisele B! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de modelos magérrimas que tinha em casa.

Anotação: O frango e seus amigos estão chateados comigo. Comi um pedaço do Sr. Pão. Mas foi em legítima defesa. Ele me ameaçou com um pedaço de salame.
Décimo sexto dia:
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi ele junto com o pão.E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce...
Frase do dia:
"Estou fazendo a dieta da sopa... Deu sopa eu como!“

FACILITE AS COISAS.. PROCURE UM NUTRICIONISTA!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MANTEIGA, MARGARINA, CREME VEGETAL, REQUEIJÃO OU MAIONESE Qual a melhor opção para passar no pão?



Feriado, dia chuvoso e eu em casa assistindo TV  vi no programa Jornal Hoje vi a reportagem sobre qual destes alimentos citados a cima é melhor para passar no pão, achei ótima idéia falar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer maiores dúvidas quanto as diferenças entre eles.

  • MANTEIGA: produto originado pelo batimento da nata do leite, ou seja, a parte do leite que contém a gordura; é constituído basicamente de creme de leite e sal. Pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia) devem evitar seu consumo.
  • MARGARINA: produzido a partir de óleo vegetal, podendo estar presente ou não leite e derivados, vitaminas (A – obrigatoriamente e E opcional), minerais, ovo, amido, açúcares e proteínas ; Seu teor de gordura, segunda a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode variar de 82% a 85% e presença de gordura láctea pode ser de 3% a 95%.
  • CREME VEGETAL: também produzido a partir de óleo vegetal, contudo seu teor de gordura varia entre 42% e 68%, sendo assim uma opção mais saudável e menos calórica para os consumidores. Seus ingredientes obrigatórios são óleo vegetal e água, podendo ser acrescido também de outros ingredientes como a margarina; entretanto, na prática ou fabricantes não costumam adicionar produtos de origem animal, por isto também o menor custo destes produtos.
- ou seja, a maior diferença entre os dois produtos é o teor de lipídeos (gorduras);
  • REQUEIJÃO: produzido a partir do leite, ou seja, é de origem animal, excelente fonte de cálcio, mas também deve ser consumido com cautela pelas pessoas que apresentam hipercolesterolemia ou problemas cardíacos, pois seu teor de gordura satura é de aproximadamente 60%.  Se possível opte pelas versões light em que apresentam menos 50% de gordura e 40% menos em calorias.
  • MAIONESE: antes vista como um vilão entre todos eles, todavia seu consumo não é tão ruim assim. Hoje os processos de fabricação destes produtos não alteram sua estrutura química, evitando assim a formação de gorduras trans; produzidas a partir de óleos vegetais, não contêm colesterol e são fontes de gorduras “boas”, as gorduras poliinsaturadas como ômega 3 e 6. A versão menos saudável é aquela produzia em casa, com grande quantidade de ovos (fonte de gordura animal = colesterol), óleo e muito sal. Outro problema é o risco de contaminação por Salmonella, pela ingestão do ovo cru, por isto opte pela versão industrializada em que seus produtos passam por um processo de pasteurização, eliminando qualquer patógeno (microorganismo causador de doença). Outra vantagem é que seu valor calórico é menor por porção se comparado com a margarina ou manteiga (144 kcal em uma colher de sopa) e a maionese de 30 a 40 kcal em média.
Ø  Em atendimento nutricional uma mãe me perguntou se seu filho portador de ALERGIA AO LEITE DE VACA (ALV) poderia consumir margarinas ou manteigas,  e a resposta é SIM, tanto para quem tem ALV ou tem a INTOLERÂNCIA A LACTOSE (IL),  pois a quantidade presente de PROTEINA DO SORO DO LEITE ou A LACTOSE é muito pequena na PORÇÃO (10 gramas);

O SEGREDO É MANTER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA e não abusar na hora de passar os produtos nos lanches, para não aumentar ainda mais as calorias.
CONSULTE UM NUTRICIONISTA!

Gabriela Mantovani Guerra
NUTRICIONISTA
CRN3: 34506/P