segunda-feira, 25 de abril de 2011

APRENDA A ENTENDER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Com a grande variedade de produtos alimentares no mercado, devemos estar sempre atentos aos rótulos dos alimentos para sabermos as diferenças entre eles, composição (ingredientes), valor nutricional, data de fabricação e validade.
            Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alguns requisitos são obrigatórios para os rótulos:
REGRAS:
• A informação nutricional deve ser apresentada em um mesmo local, estruturada em forma de tabela (horizontal ou vertical conforme o tamanho do rótulo) e, se o espaço não for suficiente, pode ser utilizada a forma linear.
• Todo os nutrientes devem ser declarados da mesma forma (tamanho e destaque).
• A declaração da medida caseira é obrigatória.
• A informação nutricional deve estar no idioma oficial do país de consumo do alimento em lugar visível, com letras legíveis, que não possam ser apagadas ou rasuradas, e em cor contrastante com o fundo onde estiver impressa.
            Mas sempre que olhamos para os rótulos dos alimentos, várias perguntas nos vem à mente; como o são os carboidratos? E os nutrientes? Por que as gorduras são descritas separadamente?
Abaixo, segue algumas respostas para ajudar a esclarecer e a entender melhor os rótulos dos alimentos:

O QUE É DECLARAÇÃO DE PROPRIEDADES NUTRICIONAIS (informação nutricio­nal complementar)?
É qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um produto possui proprie­dades nutricionais particulares, especialmente, mas não somente, em relação ao seu valor energético e conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos e fibra alimentar, assim como ao seu conteúdo de vitaminas e minerais.
Por exemplo: light; fonte de proteínas, etc...

O QUE É NUTRIENTE?
É qualquer substância química consumida normalmente como componente de um ali­mento, que proporciona energia, é necessária ou contribui para o crescimento, desen­volvimento e manutenção da saúde e da vida, ou cuja carência possa ocasionar mudanças químicas ou fisiológicas características.

O QUE SÃO CARBOIDRATOS?
São todos os mono, di e polissacarídeos, incluídos os polióis presentes no alimento, que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano.

O QUE SÃO AÇÚCARES?
São todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes em um alimento que são dige­ridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano. Não se incluem os polióis.
O QUE É FIBRA ALIMENTAR?
É qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano.

O QUE SÃO GORDURAS?
São substâncias de origem vegetal ou animal, insolúveis em água, formadas de triglicerídeos e pequena quantidades de não glicerídeos, principalmente fosfolipídeos;
O QUE SÃO GORDURAS SATURADAS?
São os triglicerídeos que contém ácidos graxos sem duplas ligações, expressos como ácidos graxos livres.

O QUE SÃO GORDURAS MONOINSATURADAS?
São os triglicerídeos que contém ácidos graxos com uma dupla ligação cis, expressos como ácidos graxos livres.

O QUE SÃO GORDURAS POLIINSATURADAS?
São os triglicerídeos que contém ácidos graxos com duplas ligações cis-cis separadas por grupo metileno, expressos como ácidos graxos livres.

O QUE SÃO GORDURAS TRANS (OU ÁCIDOS GRAXOS TRANS)?
São os triglicerídeos que contém ácidos graxos instaurados com uma ou mais duplas ligações trans, expressos em ácidos graxos livres. São formadas quando se adiciona hidrogênio ao óleo vegetal, num processo conhecido como hidrogenação. São encontra­das nas margarinas, cremes vegetais, biscoitos, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação e, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras hidrogenadas na sua preparação. Gorduras provenientes de animais ruminantes também apresentam teores de gorduras trans.

O QUE SÃO PROTEÍNAS?
São polímeros de aminoácidos ou compostos que contém polímeros de aminoácidos.

O QUE SÃO ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS?
São os alimentos processados especialmente para satisfazer necessidades particulares de alimentação determinadas por condições físicas ou fisiológicas particulares e ou transtor­nos do metabolismo e que se apresentem como tais. Incluí-se os alimentos destinados aos lactentes e crianças de primeira infância. A composição desses alimentos deverá ser essencialmente diferente da composição dos alimentos convencionais de natureza similar, caso existam.

O QUE É MEDIDA CASEIRA?
Medida caseira é a forma de medir os alimentos sem o uso de balanças ou qualquer tipo de utensílio que se faça uma mensuração exata. Por exemplo: em fatias, biscoitos, pote, xícaras, copos, colheres de sopa entre outros.

O QUE SÃO VALORES DIÁRIOS (VD)?
Valores Diários são as quantidades dos nutrientes que a população deve consumir para ter uma alimentação saudável. Para cada nutriente temos um valor diário diferente.

QUAIS SÃO VALORES DIÁRIOS (VD)?
Carboidratos – 300 gramas
Proteínas – 75 gramas
Gorduras totais – 55 gramas
Gorduras saturadas – 22 gramas
Colesterol – 300 miligramas
Fibra alimentar –25 gramas
Cálcio – 1000 miligramas
Ferro – 14 miligramas
Sódio – 2400 miligramas
Outros minerais e vitaminas (quando declarados): Regulamento Técnico de Ingestão Diária Recomendada.

E QUAIS SÃO OS VALORES DIÁRIOS (VDs) PARA GORDURA Trans?
Não existe um valor de ingestão diária recomendada para esse tipo de gordura.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CALORIAS E KCAL?
Energia, na nutrição, refere-se à maneira pela qual o organismo utiliza a energia existente nas ligações químicas do alimento. A unidade padrão de energia é a caloria, que é a quantidade de energia térmica necessária para se elevar a temperatura de 1ºC. Devido ao fato da quantidade de energia envolvida no metabolismo dos gêneros alimentícios ser muito alta, a quilocaloria, igual a 1000 calorias, é comumente utilizada. Uma conven­ção permite a adoção dos termos kcal e calorias para expressar a quantidade de energia envolvida no metabolismo de alimentos.



FONTE:  Rotulagem Nutricional Obrigatória / Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos / 2a versão atualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário