Com a globalização e a miscigenação de culturas a comida japonesa tornou-se a preferida de muita gente!
Feitas com um pré-preparo e cuidado sem igual, uma grande variedade e equilíbrio entre as cores e sabores os pratos japoneses são ótimas opções para quem procura uma alimentação leve e saudável.
Claro que o cuidado com a quantidade não deve ser deixado de lado. Opte por pratos ou porções prontas, ao invés, de rodízios para que não exagere na ingestão de calorias!
É fácil conseguir um prato equilibrado com as preparações, veja só, pois você consegue a energia vinda do carboidrato no arroz, as proteínas e óleos bons dos peixes e vitaminas e minerais da grande variedade dos legumes.
Veja alguns benefícios dessa culinária:
· Os peixes: fontes de ômega-3 que atuam na redução do colesterol e pressão arterial e atua também como antioxidante, assim como o selênio – mineral que age como antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento das células.
· Outras fontes de antioxidantes são: gengibre, também presente nas preparações e o chá verde, rico em flavonóides, consumido após as refeições;
· Soja (possui a isoflavona) nutriente que auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e é importante para o controle hormonal da tireóide, principalmente nas mulheres, pós menopausa;
Fique atento!!!
- Procure lugares de qualidade, pois o peixe cru, se não for bem preparado ou não tiver os cuidados de armazenamento adequados, pode ser uma fonte de intoxicação alimentar!
- Prefira sempre os pratos assados ou cozidos ao invés dos fritos;
- e cuidado com a grande ingestão de molhos ricos em sódio (molho de soja – shoyo) ou açúcar, como os agridoces.
Observe também as calorias das preparações e não fuja do seu plano alimentar!