segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como a nutrição pode ajudar na GASTRITE



O termo “GASTR” diz-se de relativo ao ventre/ gastro (estômago) e o termo “ITE” (do grego) designa inflamação, portanto, gastrite quer dizer inflamação no estômago, quando o contato direto com o ácido clorídrico corrói e machuca a parede do estômago (podendo virar uma úlcera – ferida).
Vários fatores podem causar a gastrite:
®     Infecção bacteriana – por Helicobacter pylori,  A predisposição à infecção por H. pylori está relacionada a fatores genéticos e ao estilo de vida, como o hábito de fumar e o estresse. Esta bactéria também por ser transmitida pela saliva, ingestão de água ou alimentos contaminados e, principalmente, por via fecal-oral.
®     Uso regular de medicamentos para dor. Medicamentos da classe dos antiinflamatórios não esteroidais tais como aspirina, AAS, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, piroxicam, e muitos outros, podem causar gastrite aguda e crônica. O uso contínuo destas drogas pode reduzir o nível de uma substância que possui um papel na proteção da mucosa estomacal.
®     Consumo excessivo de álcool. O álcool pode irritar ou mesmo causar erosão na mucosa do estomacal, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos ácidos.
 
®     Estresse. Eventos traumáticos ou com alto nível de estresse físico e emocional podem causar gastrite aguda.
®     Orientações gerais para GASTRITE:
·         Evite produtos industrializados, ricos em sódio e conservantes;
·         O consumo de leite pode causar desconforto gástrico, prefira os derivados já fermentados (iogurtes, leite fermentados, queijo BRANCO);
·         Evite o consumo de temperos como catchup, mostarda, shoyo, molhos para salada prontos – substitua por temperos naturais como limão, vinagre, azeite, sal.
·         Não fique muito tempo sem comer, faça uma refeição (ou o lanche) a cada 3 horas;
·         Coma devagar e mastigue bem que para que seu estômago tenha o menor trabalho possível para digerir os alimentos.
·         Alimentos ricos em cafeína também aumentam o desconforto gástrico, por isso evite café, chá mate e bebidas a base de cola;
·         O consumo de álcool também deve ser evitado, tanto pela grande quantidade de calorias como pelo desconforto que trará.
·         Os alimentos gordurosos e frituras também devem ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário