terça-feira, 21 de junho de 2011

ÁGUA – ESSENCIAL À SUA SAÚDE

Quando falamos em boa nutrição, pensamos em alimentos saudáveis, em consumir mais frutas, em baixas calorias, light ou diet. Mas poucos pensam em seu consumo de água e na sua importância para a manutenção da vida.
Alegam que não sentem sede e outros, quando a sentem, ingerem refrigerantes.
Cabe esclarecer que nosso organismo não consegue armazenar muita água em seu interior e grande parte do que é ingerido é eliminado pelos processos de evaporação (através da respiração), transpiração, pelas fezes e urina.

Conseqüências de sua Deficiência
  • Desidratação
  • Desvitalização do couro cabeludo (e dos cabelos), bem como descamação do mesmo;
  • Problemas com concentração, memorização e sono; proporcionando uma sensação de cansaço, sonolência, diminuição da concentração o que indica a diminuição do fluxo de oxigênio.
  • Menor disposição para realizar as atividades diárias;
  • Problemas no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, principalmente os hidrossolúveis.
  • Uma dieta pobre em líquidos desidrata a pele, acelera o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce
  • Aumenta a constipação intestinal, a celulite que nada mais é do que o acúmulo de substâncias tóxicas no corpo;
Por isso, ingira no mínimo 2 litros de água diariamente!


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como a nutrição pode ajudar na GASTRITE



O termo “GASTR” diz-se de relativo ao ventre/ gastro (estômago) e o termo “ITE” (do grego) designa inflamação, portanto, gastrite quer dizer inflamação no estômago, quando o contato direto com o ácido clorídrico corrói e machuca a parede do estômago (podendo virar uma úlcera – ferida).
Vários fatores podem causar a gastrite:
®     Infecção bacteriana – por Helicobacter pylori,  A predisposição à infecção por H. pylori está relacionada a fatores genéticos e ao estilo de vida, como o hábito de fumar e o estresse. Esta bactéria também por ser transmitida pela saliva, ingestão de água ou alimentos contaminados e, principalmente, por via fecal-oral.
®     Uso regular de medicamentos para dor. Medicamentos da classe dos antiinflamatórios não esteroidais tais como aspirina, AAS, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, piroxicam, e muitos outros, podem causar gastrite aguda e crônica. O uso contínuo destas drogas pode reduzir o nível de uma substância que possui um papel na proteção da mucosa estomacal.
®     Consumo excessivo de álcool. O álcool pode irritar ou mesmo causar erosão na mucosa do estomacal, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos ácidos.
 
®     Estresse. Eventos traumáticos ou com alto nível de estresse físico e emocional podem causar gastrite aguda.
®     Orientações gerais para GASTRITE:
·         Evite produtos industrializados, ricos em sódio e conservantes;
·         O consumo de leite pode causar desconforto gástrico, prefira os derivados já fermentados (iogurtes, leite fermentados, queijo BRANCO);
·         Evite o consumo de temperos como catchup, mostarda, shoyo, molhos para salada prontos – substitua por temperos naturais como limão, vinagre, azeite, sal.
·         Não fique muito tempo sem comer, faça uma refeição (ou o lanche) a cada 3 horas;
·         Coma devagar e mastigue bem que para que seu estômago tenha o menor trabalho possível para digerir os alimentos.
·         Alimentos ricos em cafeína também aumentam o desconforto gástrico, por isso evite café, chá mate e bebidas a base de cola;
·         O consumo de álcool também deve ser evitado, tanto pela grande quantidade de calorias como pelo desconforto que trará.
·         Os alimentos gordurosos e frituras também devem ser evitados.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DIETA BOA É DIETA INTELIGENTE

Inicio esta matéria parafraseando a Dr. Melia Jampolis, do programa FitTV Dr. Dieta, no canal Disc Home & Healt, onde ela aborda vários “criadores” das dietas mais populares e analisa os prós e contras de suas aplicabilidades e resultados; e no final ao estudar cada dia com suas restrições ela sempre reforça: QUE DIETA BOA É DIETA INTELIGENTE, ou seja, aquela dieta em que é possível seguir um plano alimentar permanente, sem restrições a grupos alimentares e o equilíbrio nas quantidades e qualidades são essenciais.
As dietas radicais podem trazer a principio um resultado rápido, mas futuramente as conseqüências e deficiências nutricionais com certeza aparecerão.
Falando neste “tipo” de dieta, a melhor maneira de consegui-la é com uma boa REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, como base podemos usar a NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR.


A idéia da pirâmide é consumir os alimentos conforme proporção da base para o pico (maior para o menor).
E a mudança principal é a base que agora é formada por EXERCICIOS FÍSICOS E ÁGUA, essenciais para uma boa saúde e controle de peso.
Os Carboidratos simples (como arroz, batata, macarrão, pão) e a carne vermelha foram para o pico da pirâmide e devem consumidos com maior moderação, juntamente com os doces e guloseimas.
Incluídos na pirâmide os alimentos integrais devem ser a principal fonte de carboidratos complexos e ótima fonte de fibras;  óleos vegetais poliinsaturados (fontes de gorduras boas) também estão dentro da recomendação.
Mais acima o grupo das frutas, legumes e vegetais, juntamente com as oleaginosas fornecendo vitaminas, minerais e fibras importantes para um bom funcionamento intestinal.
Já como fontes protéicas as carnes brancas (aves e peixe) ganham maior destaque, lembrando que as preparações também devem ser lights, opte sempre por grelhados, assados ou cozidos ao invés de frituras.
Na reeducação alimentar todos os alimentos são permitidos (exceto se você possuir alguma patologia e precise reduzir o consumo de determinado alimento, por exemplo o sal para os hipertensos) e o que vale é CONTROLAR A QUANTIDADE ingerida.

Por isso, lembre-se DIETA BOA É DIETA INTELIGENTE!!



quarta-feira, 8 de junho de 2011

ANVISA alerta a população quanto ao consumo de "RAÇÃO HUMANA"

Esta semana a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma nota alertando a população quanto ao consumo da popular “ração humana”.

Como já postado anteriormente por mim, dentro do tópico: “você sabia”, comento que a ração humana deve ser utilizada como um suplemento alimentar, para auxiliar principalmente na função intestinal. Não deve substituir uma refeição, pois um estudo realizado na faculdade de engenharia de alimentos da Unicamp mostra que ela não fornece calorias, proteínas, carboidratos e lipídeos em quantidades ideais.  A proteína e o sódio encontram-se acima das quantidades indicadas, e a fibra abaixo do necessário por dia. Atenção também aos diabéticos, pois contém açúcar mascavo e alto teor de fibras, fonte de carboidrato.
                           
Sugestão: seu consumo pode ser feito nos lanches do dia, como o da manhã ou da tarde, com uma vitamina, um leite ou um prato de frutas. Lembrando também que se o seu consumo de água não for suficiente, 2 litros/dia, as fibras terão ação contrária, causando obstipação.

As empresas produtoras deverão também alterar sua embalagem e as frases como: “reduz colesterol” ou que indiquem propriedades medicinais estão proibidas. Só serão aceitas frases que informem o valor nutricional dos componentes, por exemplo: fonte de fibras.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

ALERGIA DO LEITE

Já postado em outra ocasião, falamos sobre a INTOLERÂNCIA A LACTOSE – dentro também dos tópicos nutrição nas patologias, que a incapacidade de digerir o CARBOIDRATO do leite, a lactose, por ausência da enzima lactase;
Hoje falaremos da ALERGIA AO LEITE, doenças que confundem muita gente, pois o agente causador é o mesmo o LEITE, contudo um é pelo carboidrato e o outro pela proteína!
A alergia ao leite é ocasionada na maioria das vezes pela introdução precoce de leite de vaca ou outros tipos, como cabra, antes dos 6 meses de idade. O organismo da criança não está preparado para receber outro tipo de proteína, sem ser o do leite materno. Assim o sistema e defesa (sistema inumológico). Nas proteínas do leite existem mais de 30 sítios alergênicos, que podem causar problemas. O que ocorre na alergia é a produção de grandes quantidades de imunoglobulinas contra os sítios alergênicos, causando reações as mais diversas. Esta alergia gera a produção de anti corpos nas células branca de defesa para combaterem “os invasores” ou “corpo estranho” presente no organismo.
Outros alimentos são também conhecidos por seu grande poder alergênico: ovo, trigo, carne de porco, amendoim, nozes, peixes..
Em todas as situações a melhor opção é a retirada do fator alergênico, ou seja, deixar de ingerir o alimento causador da alergia.
Os sintomas da intolerância e alergia do leite podem ser semelhantes, principalmente pela diarréia, mas para melhor diagnóstico procure um médico.

Sintomas da alergia:
Tipo 1 – Os sintomas iniciam dentro de 45 minutos da ingestão de pequenas quantidades do alimento, causando principalmente problemas na pele, eczema e urticária. Pode também apresentar problemas respiratórios (nariz escorrendo, chiado etc.) ou gastrointestinais (vômito e diarréia). Estas crianças normalmente têm concentração de IgE elevada.
Tipo 2 – Os sintomas iniciam diversas horas após a ingestão, Apresentando, principalmente,sintomas de vômito e diarréia.
Tipo 3 – Os sintomas aparecem depois de 20 horas, ou até mesmo dias, após a ingestão,incluindo diarréia, com ou sem reações respiratórias ou na pele.
A alergia que se manifesta rapidamente tende a ser facilmente diagnosticada e é detectada no teste da pele. Por outro lado, a alergia que se manifesta muito depois da ingestão não é facilmente diagnosticada e tende a produzir doenças crônicas que. às vezes, não são relacionadas facilmente com sua causa.
Outra sugestão para as crianças menores de 6 meses são FÓRMULAS DE SOJA
São como as fórmulas lácteas, mas no lugar da proteína isolada do leite de vaca é utilizada a proteína isolada de soja. O valor nutricional é o mesmo em relação às fórmulas lácteas, tanto em proteínas como em calorias e em todos os nutrientes necessários.
A indicação das fórmulas de soja  são as crianças com intolerância à proteína do leite de vaca e/ou à lactose (conhecidas como "alergia ao leite de vaca")
As fórmulas disponíveis são NAN SOY®, Prosobee®, Isomil®, Nursoy®, Aptamil Soja®.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

NUTRIÇÃO TODO DIA... É TODO DIA, MESMO NAS FESTAS JUNINAS!!!

As festas juninas eram comemoradas na EUROPA em gratidão à colheita farta e como pedido de que a próxima também o fosse! Já no Brasil, a comemoração é feita em homenagem aos santos aniversariantes.
  Se você é daquelas festeiras que não resiste a uma festa, JUNHO chegou... frio, vontade de comer mais e festas juninas!! Muita festa, comida e doces! Mas ai vem o perigo... como conciliar à tudo isso sem sair da dieta?
O ingrediente principal dos pratos típicos das festas é o MILHO VERDE, rico em fibras, energético, fonte de vitamina E (antioxidante – combate os radicais livres, retardando o envelhecimento celular), vit B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia, a vitamina B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante. Os pratos mais preparados à base de milho são: milho cozido, cuscuz, bolo, pipoca, canjica, preparação que deve ser dada maior atenção e cuidado na quantidade consumida por quem está de dieta, pois é calórica, feita com leite integral (na maioria das vezes), muito açúcar, leite condensado e há quem gosta de colocar amendoim.


Outro alimento bastante comum nas festas juninas é o AMENDOIM, oleaginosa, rica ácido graxo monoinsaturado Ômega 3, importante antioxidante e antiinflamatório, fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio (aumenta a imunidade, previne câncer e doenças cardiovasculares, além de ser antioxidante) e magnésio (importante na fixação de cálcio nos ossos e dentes).  Base para os doces como paçoca, pé-de-moleque ou o próprio amendoim torrada com chocolate. Cuidado também na quantidade a ser consumida, pois        apesar dos benefícios do amendoim, ele é calórico e os completos utilizados nas preparações aumentam ainda mais estas calorias (muito açúcar, leite condensado). 

BATATA-DOCE: excelente fonte de carboidrato de alto índice glicêmico (rápida absorção), vitamina A (ação antioxidante, também mantém a integridade da pele e olhos), C (aumenta a absorção de ferro e participa da formação de colágeno), B1, B2 e B5, magnésio, fósforo (participa na contração muscular) e ferro (previne anemias). Pode ser servida assada ou usada como base para doces e bolos;

PINHÃO COZIDO: Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, vitamina C, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sangüíneo. 





A dica é: não ir para as festas juninas de estômago vazio! Isto mesmo, para não fugir da dieta, jante em casa, assim fica mais fácil resistir a “tantas tentações”!!!
E.. se abusar um pouquinho, dance quadrilha para queimar calorias e não desanime da sua dieta, amanhã será um novo dia e só continuar persistindo!